Cirurgia de Catarata

imoosasco
by imoosascoposted
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais comuns e bem-sucedidos na oftalmologia

A catarata é uma das doenças oculares mais conhecidas e também a mais predominante entre os brasileiros. Sem um tratamento adequado ou diagnóstico precoce, a doença pode levar à cegueira. Por isso, a cirurgia de catarata é uma alternativa segura e eficaz.

Tire todas as suas dúvidas sobre a cirurgia de catarata a seguir!

O que é catarata?

A catarata consiste na perda de transparência do cristalino, uma região do olho responsável por realizar o foco da visão em diferentes distâncias. Dessa forma, a visão acaba ficando opaca ou turva.

Sensibilidade à luz, visão dupla, alteração da percepção das cores, visão embaçada e dificuldade para enxergar são alguns dos principais sintomas.

A catarata pode ser adquirida ou congênita. A causa mais comum da doença é o envelhecimento natural do cristalino decorrente da idade, denominada catarata senil

Outros fatores também podem causar ou agravar a doença, tais como:

  • Alterações metabólicas;
  • Tabagismo;
  • Diabetes
  • Trauma ocular.

Já a catarata congênita, se desenvolve durante a gestação e está presente no bebê desde o seu nascimento. 

O principal sinal indicativo é a presença de uma película esbranquiçada no olho do bebê. Ela pode ser percebida nos primeiros dias de vida do bebê ou depois de alguns meses.

Como é feita a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata tem como principal objetivo retirar o cristalino danificado e implantar uma lente intraocular no lugar. 

O primeiro passo é a aplicação de anestesia para que o paciente não sinta dor durante o procedimento. O procedimento também envolve o uso de colírios anestésicos e sedativos.

É importante ressaltar que a higienização é outra etapa fundamental antes e depois da cirurgia. Afinal, o nosso olho pode entrar em contato com bactérias que podem resultar em infecções e complicações durante o procedimento.

Atualmente a cirurgia é o único tratamento disponível para a doença. No entanto, é importante ressaltar que o procedimento não é indicado para todos os casos. 

Por isso, é fundamental conversar com o médico oftalmologista. Esse profissional irá avaliar os exames oftalmológicos e o estágio da doença do paciente para indicar ou não uma intervenção jurídica.

Quando realizar a cirurgia?

Não existe um momento universalmente mais indicado, isso varia conforme as necessidades de cada pessoa.

Em geral, a cirurgia de catarata é recomendada quando a dificuldade de enxergar provoca pela catarata estiver incomodando.

Algumas pessoas escolhem fazer logo para resolver o problema, enquanto outras preferem esperar. Porém, quanto mais cedo for realizada, mais rápida será a recuperação.

Quais são as lentes utilizadas na cirurgia de catarata?

Existem dois tipos principais de lentes intraoculares usadas na cirurgia de catarata: as rígidas e as flexíveis.

As lentes flexíveis são consideradas mais modernas e maleáveis. São as mais utilizadas atualmente por serem mais fáceis de inserir nos olhos, já que não precisam de um corte muito grande.

Na categoria de lentes intraoculares flexíveis, existem diversos modelos, incluindo:

  • Monofocal tórica;
  • Monofocal não-tórica;
  • Multifocal tórica;
  • Multifocal não-tórica;
  • Multifocal acomodativa.

Mas como é feita a escolha do modelo ideal? Essa decisão é feita pelo oftalmologista com base nas necessidades de cada paciente e o grau da doença.

Veja mais – Lentes intraoculares para cirurgia de catarata: como escolher?

Quais são os benefícios da cirurgia de catarata?

Além de propiciar um tratamento seguro e eficaz, a cirurgia de catarata também apresenta uma série de benefícios. Confira quais são eles.

  • A cirurgia é rápida, levando em torno de 20 minutos;
  • Não é necessário internação. Após algumas horas o paciente já é liberado;
  • Técnica segura e de alta qualidade;
  • Apresenta baixo risco;
  • Não há necessidade de pontos para cicatrização.
  • Antigamente a cirurgia era indicada apenas para casos mais avançados da doença. 

Hoje, o procedimento é recomendável para algumas pessoas que tenham a visão prejudicada pela doença e com recomendação médica. 

Aliás, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores as chances de uma boa recuperação.

Como se preparar para a cirurgia?

Normalmente é orientado ao paciente que realize um jejum de 8h e não consuma bebidas alcoólicas 24 horas antes do procedimento.

Outras avaliações podem ser solicitadas pelo médico, o que irá variar conforme a sua avaliação e o nível em que está a catarata. 

Posso operar os dois olhos de uma só vez?

Isso é algo que apenas o médico oftalmologista pode orientar, pois irá variar conforme o caso de cada paciente. No entanto, é normalmente recomendado aguardar 48 horas para realizar a operação no outro olho.

Quais são os cuidados após a cirurgia?

É fundamental seguir alguns cuidados e orientações médicas para obter resultados satisfatórios após o procedimento. São eles:

  • Não coçar ou esfregar os olhos;
  • Não realizar atividades físicas intensas, como levantamento de peso;
  • Evitar ambientes quentes e úmidos;
  • Utilizar os colírios receitados pelo médico;
  • Evitar exposição solar em excesso;
  • Evitar banhos de banheiro ou mergulho nas primeiras semanas;
  • Não dormir sobre o olho operado nos primeiros dias.

Confira também – Recuperação da cirurgia da catarata: 6 cuidados essenciais

Quantos dias de repouso após a cirurgia de catarata?

Geralmente, recomenda-se 15 a 30 dias de repouso após a cirurgia de catarata. Esse período pode variar dependendo da técnica cirúrgica utilizada e da saúde geral do paciente.

Em geral, os pacientes são aconselhados a evitar atividades físicas intensas e a não dirigir por pelo menos uma semana após o procedimento. 

O retorno às atividades normais dependerá da avaliação do oftalmologista na consulta de acompanhamento pós-operatório.

Além disso, é importante que o paciente siga as instruções médicas em relação ao uso de colírios e medicamentos prescritos. Sem falar das recomendações ao cuidado com o olho operado.

Quanto tempo demora para enxergar depois da cirurgia de catarata?

Em geral, os pacientes começam a notar uma melhora na visão alguns dias após a cirurgia de catarata. Porém, a visão completa pode levar algumas semanas para se estabilizar.

A visão continua geralmente a melhorar gradualmente durante as primeiras semanas após a cirurgia. Todo esse processo pode levar até um mês ou mais para a visão atingir seu nível máximo

A cirurgia de catarata tem algum risco?

Como todo procedimento cirúrgico, a cirurgia de catarata apresenta algumas possíveis complicações. No entanto, devido aos avanços nas técnicas, os riscos foram consideravelmente reduzidos.

Quando existem, as principais complicações dessa cirurgia geralmente incluem:

  • Vermelhidão;
  • Sensação de areia nos olhos;
  • Sangramento dentro e fora do olho;
  • Infecção;
  • Inflamação.

Muitas pessoas têm dúvida se é possível ficar cego após a cirurgia de catarata. Porém, essa chance é praticamente nula.

Esse procedimento é uma das cirurgias oculares mais comuns e seguras atualmente, com altas taxas de sucesso poucas complicações graves. Vale ressaltar que os riscos podem ser eliminados com a escolha de uma boa clínica e profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress